Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
146# 29JAN2016
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
Fernando Ramos Fernando Ramos no Comité Executivo de associação científica
Fernando Ramos, docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi eleito para o Executive Committee da ASLERD-Association for Smart Learning Ecosystems and Regional Development para o período 2015-2017. Esta organização, com sede social em Itália, reúne investigadores e instituições de Ensino Superior e de investigação interessadas na aplicação dos Médias Digitais no desenvolvimento de novas abordagens à aprendizagem, em ecossistemas formais e informais, na sociedade contemporânea.
Representantes da UA no PACOPAR: Eduardo Silva, Myriam Lopes, Romeu Vicente e Rosário Domingues UA completa 10 anos ao lado da indústria e em prol da sustentabilidade de Estarreja
Completaram-se dez anos em 2015 desde que a Universidade de Aveiro (UA) aderiu ao desafio proposto pelas empresas do Complexo Químico de Estarreja alinhadas com a “Atuação Responsável”, compromisso mundial voluntário da indústria química, onde as empresas se comprometem a uma melhoria contínua das práticas ambientais, de saúde e segurança. Poucos discordarão que a imagem de Estarreja mudou radicalmente desde os anos 90, data em que foi constituída a parceria, sendo hoje um município orgulhoso das suas potencialidades naturais e onde a população acompanha a adoção das práticas de segurança mais avançadas na indústria química. A UA tem dado apoio técnico-científico à parceria.
 
O investigador Alexandre Correia UA descobre que os buracos negros binários ‘dançam’ como a Lua
Era mais um enigma da imensa lista dos que envolvem os buracos negros binários. Que tipos de equilíbrio existem na rotação que dois buracos negros empreendem em torno um do outro? E por que leis se rege essa ‘dança’ celeste? Num trabalho recentemente publicado, Alexandre Correia, físico na Universidade de Aveiro (UA), garante que existem apenas dois tipos de equilíbrio distintos e, para o explicar, aponta um mecanismo idêntico ao que explica a rotação da Lua, quer sobre ela própria, quer em torno da Terra.
Os investigadores da Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares envolvidos no estudo UA aponta novos caminhos para estudo da composição química do café
Porque é que o café cheira e sabe a… café? E porque é que uns são mais amargos, outros mais doces ou ácidos e tantos são mais encorpados? A resposta está na mistura dos compostos voláteis presentes no café que, ao evaporam-se, conseguimos sentir através do olfato e do paladar. Uma equipa de químicos da Universidade de Aveiro (UA) deu mais um passo no estudo destes compostos ao identificar mais de 600 no café torrado moído existente em cápsulas de dez blends comerciais de café expresso através da cromatografia em fase gasosa bidimensional.
 
             
UA organiza workshop final do projeto CReATION
5 jan › 10:00 › 5 fev › 17:30 › Sala do Senado da Reitoria
“Kick off meeting” do Projeto ERASMUS+ "Mind Safety- Safety Matters!"
24 jan › 31 jan › UA: Departamento de Engenharia Civil
Oficina de Ensino de Espanhol com inscrições abertas
25 jan › 28 fev › Sala 2.0.3. do Departamento de Línguas e Culturas
Candidatos a diretor do Departamento de Engenharia Civil e ESTGA apresentam respetivos programas
27 jan › 09:30 › 29 jan › 16:59 › Sala de Atos Académicos (Edifício Central e da Reitoria)
Conversas com Luz
29 jan › 21:30 › 23:00 › Hotel Moliceiro
Exposição fotográfica "Ideas"
30 jan › 09:00 › 27 fev › 20:00 › Sala de Exposições Hélène de Beauvoir
Sábados de música e ciência com “Todos ao ensaio!”
30 jan › 15:00 › 16:15 › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Seminário Regional PRO-E-BIKE
1 fev › 12:30 › Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro
Apresentação de candidaturas ao Conselho Científico
2 fev › 09:00 › 3 fev › 18:00 › Edifício da Reitoria
Apresentação de candidaturas ao Conselho Pedagógico
2 fev › 09:00 › 3 fev › 18:00 › Edifício da Reitoria
Curso “From the basics to LC-MS data acquisition and interpretation”
3 fev › 09:00 › 5 fev › 16:30 › Departamento de Química
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro