Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
141# 11DEZ2015
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
UA celebra 42º aniversário e distingue Adriano Moreira com Doutoramento Honoris Causa
No dia 15 de dezembro, a UA celebra o seu 42º Aniversário. Para além das habituais intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica da UA, o evento integra a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Adriano Moreira, a entrega de prémios e bolsas aos melhores alunos da UA e a inauguração da Galeria “Doutores Honoris Causa da UA”. A cerimónia tem início agendado para as 15h00, no auditório da Reitoria. À noite, pelas 21h30, realiza-se o concerto de Natal e de aniversário da UA, na Igreja Matriz de Ílhavo, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Eleições para a AAUAv dia 17 de dezembro Três listas à AAUAv candidatas aos órgãos sociais da AAUAv
Lista A - “Acorda UA” - Lista E - “Associa-te, todos fazemos parte” - e Lista S - “A Tua Academia”. Três listas candidatam-se aos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) nas eleições de 15 de dezembro. A campanha eleitoral decorre até 13 de dezembro, sendo 14 o dia da reflexão.
 
Ricardo Dias e José Daniel Gouveia propõe regras de origami para redes cristalinas Investigadores da UA propõem, na Scientific Reports, regras para construção de estados eletrónicos localizados em redes cristalinas
As redes cristalinas são conhecidas pela sua estrutura estável e regular, possibilitando a condução eletrónica, mas, sendo (teoricamente) perfeitas, torna-se impossível localizar eletrões. As impurezas podem introduzir alterações na circulação de eletrões e induzir a sua localização na rede. E se fosse possível criar novas geometrias de rede que levam à localização de eletrões sem impurezas? Investigadores da UA publicaram na Scientific Reports, do grupo Nature, regras para gerar e modificar essas geometrias que, então, podem ser usadas, por exemplo, para condução de sinal e informação em redes fotónicas. Chamaram-lhes regras de origami.
Domingos Cardoso, docente do Departamento de Matemática Domingos Cardoso nomeado "Excellent Reviewer" de uma das mais importantes publicações na área da Matemática Discreta
Professor no Departamento de Matemática (DMat) da Universidade de Aveiro (UA), Domingos Cardoso foi nomeado "Excellent Reviewer" da Discrete Mathematics, um estatuto excecional atribuído pela Elsevier aos reviewers que estão no top do percentil 10 por cento, relativamente ao número de artigos avaliados nos últimos dois anos naquela que é uma das mais importantes revistas científicas mundiais na área da Matemática Discreta.
 
             
Feira de Natal na Livraria da UA
23 nov › 09:00 › 23 dez › 18:00 › Livraria da UA
Exposição “Rosetta no rasto do cometa”
24 nov › 10:00 › 24 jan › 17:00 › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Espécimes Tipográficos e Almanaque em exposição na UA
4 dez › 09:00 › 18 dez › 18:00 › Galeria de Exposições da Livraria UA
Exposição "De repente vi um pente..."
4 dez › 09:00 › 4 jan › 20:00 › Sala de exposições Hélène de Beauvoir - Biblioteca da UA
UA acolhe “Post-in-progress: 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança”
9 dez › 10:30 › 11 dez › 15:30 › Auditório da Reitoria e Departamento de Comunicação e Arte
Ciclo de Seminários "À conversa com..." Miguel Sá Pinto no ISCA-UA
9 dez › 18:00 › 9 jan › 19:00 › ISCA-UA (miniauditório)
DFis projeta o filme Thin Ice em alerta para as alterações climáticas
11 dez › 15:00 › Anfiteatro do Departamento de Física
Doutoramento Honoris Causa do Prof. Doutor Adriano Moreira
15 dez › 15:00 › Auditório da Reitoria
Concerto de Natal e do 42º aniversário da UA
15 dez › 21:30 › Igreja Matriz de Ílhavo
Oficina “Memória não fujas! Exercitar para lembrar…”
17 dez › 09:30 › 12:30 › Clube Veritas do Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro