Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
124# 17JUL2015
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
As investigadoras premiadas Cláudia Rocha e Sílvia Oliveira Investigadoras da UA vencem Prémio António Xavier 2015
O Prémio António Xavier de 2015 foi atribuído ex-aequo aos trabalhos de Sílvia Oliveira e Cláudia Rocha, investigadoras da Universidade de Aveiro (UA). O diagnóstico e previsão de patologias da grávida, feto e recém-nascido, através da análise da urina materna e do bebé, e o estudo metabolómico de tecidos e biofluídos humanos para caraterizar a assinatura metabólica do cancro do pulmão foram os trabalhos contemplados pelo galardão instituído pelo Grupo Bruker. Este tem por objetivo premiar teses de doutoramento que se evidenciem nos domínios da Ressonância Magnética Nuclear, Imagem por Ressonância Magnética ou Ressonância Paramagnética Electrónica.
Há em Portugal 100 mil edifícios a precisarem de grandes reparações e 60 mil muito degradados Licenciatura da UA em Reabilitação do Património estreia-se num país carente de técnicos
É a primeira licenciatura portuguesa dedicada à Reabilitação do Património e vai ser lecionada, já a partir do próximo ano letivo, no Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA). O curso, sob o nome, precisamente, de Reabilitação do Património, está acreditado pela A3ES e pretende colmatar uma lacuna de formação na área da reabilitação do património edificado, preparando profissionais para um setor do mercado em crescimento. E nesta área, trabalho em Portugal não falta. Os números de 2011 do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que no país há quase 100 mil edifícios a precisarem de grandes reparações e cerca de 60 mil muito degradados.
 
Milene Matos na Mata do Buçaco Prémio internacional atribuído a investigadora da UA transformado em Prémio “UA – BIO Somos Todos”
“Achei que, tratando-se um dos prémios internacionais Terre de Femmes que me foram atribuídos de um prémio do público, faria sentido fazer reverter esse prémio novamente para o público através de oportunidades educativas”, explica Milene Matos, investigadora do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA). Assim, através de uma parceria entre a UA e o projeto “BIO Somos Todos”, projeto de promoção dos valores naturais e da sustentabilidade coordenado por Milene Matos, o dinheiro do prémio garantirá a atribuição de uma bolsa que corresponde ao pagamento de propinas de um curso mestrado da UA, durante dois anos.
Estudantes da ESSUA em festa 171 novos licenciados da ESSUA proclamam o seu “Compromisso”
Os 171 novos graduados da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) preparam-se para proclamar o respetivo "Compromisso" perante a comunidade que em breve os acolherá como profissionais de saúde, prometendo prestar cuidados de saúde com a sabedoria e o respeito pelas pessoas que nesta escola souberam aprender. Os recém formados - 63 em Enfermagem, 34 em Fisioterapia, 25 em Gerontologia, 22 em Radiologia e 26 em Terapia da Fala - apresentam os votos dia 18 de julho, no Auditório da Reitoria, pelas 10h00.
 
             
Candidaturas a Bolsa de Estudo para o ano letivo de 2015/16
25 jun › 30 set › Página web da DGES
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2014/15 - 1ª fase
25 jun › 25 ago › Página Web dos Serviços de Ação Social da UA
Candidaturas a Bolsas de Estágio Santander
29 jun › 15 ago › Portal Bolsas de Estágio Santander
Debate marca arranque da segunda fase de "Community participation in Planning"
7 jul › 14 ago › Livraria Gigões e Anantes, Aveiro
“Programa como um astronauta!” na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
18 jul › 09:00 › 14:00 › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
171 novos licenciados da ESSUA proclamam o seu “Compromisso”
18 jul › 10:00 › Auditório da Reitoria
7th EMMI/FAME Education, Research and Training Meeting
19 jul › 21 jul › Universidade de Aveiro
Workshop “3D Raman Imaging meets AFM and SEM”
23 jul › 10:00 › 13:00 › Anfiteatro 23.1.5 - Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, UA
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro