Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
106# 13MAR2015
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
As investigadoras Sandra Soares (orientadora) e Laura Alho (investigadora principal) Olfato humano ajuda a desvendar crimes violentos
Pode uma vítima de um crime violento identificar o agressor pelo olfato? Pode a memória olfativa da vítima ser mais assertiva na identificação do criminoso do que a auditiva ou mesmo do que a visual? Sim, pode. Laura Alho, investigadora do Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada (PsyLab) da Universidade de Aveiro (UA), acaba de apresentar os primeiros resultados experimentais a nível mundial que envolvem a identificação de odores corporais em contextos de crimes violentos. A investigadora descobriu que cheirar odores de criminosos ajudou os participantes no estudo a identificar corretamente 75 por cento dos agressores. Uma percentagem que deixa à distância, por exemplo, os 45 a 60 por cento das identificações corretas alcançadas em alguns dos tradicionais testemunhos oculares.
Vítor Santos, à esq., e o seu ex-aluno Nuno Santos que fez mestrado em Bin Picking UA estuda robôs que escolhem e classificam peças colocadas ao acaso
Para quem desconhece os meandros da robótica, identificar, apanhar e classificar mecanicamente peças que são colocadas ao acaso numa superfície é algo de banal. Nada mais errado. Designado “Bin Picking”, o problema é complexo e pode ter grande impacto na indústria, dado que a automatização destes processos torna as empresas mais competitivas. O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) estuda essas soluções. Recentemente, foi apresentada uma dissertação de mestrado nessa área e surgiu uma empresa dedicada à visão artificial na Incubadora de Empresas da UA.
 
Loraine Nazaré , presidente (à esq. na foto), e Nathalie Fernandes, tesoureira, fazem parte da nova direção da AFUAv Nova direção na Associação de Funcionários da UA quer maior envolvimento e participação dos sócios
A assinalar 20 anos de existência, a Associação de Funcionários da Universidade de Aveiro (AFUAv) elegeu novos órgãos sociais há cerca de duas semanas. Loraine Nazaré, a nova presidente, membro dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, sucede a Sílvia Fernandes no cargo. A nova direção, constituída ainda por Sónia Pião (vice-presidente), Andrea Martins (secretária) e Nathalie Fernandes (tesoureira, na foto com Loraine Nazaré), quer lutar por um maior envolvimento e participação dos sócios na AFUAv.
Abteração da linha 4 da MoveAveiro para o Campus do Crasto
Com a conclusão das obras na Rua do Crasto, o percurso da linha 4 da MoveAveiro para o Campus do Crasto será alterado a partir do próximo dia 16, deixando de ir por Verdemilho e passando pelo interior do Campus de Santiago com duas novas paragens: uma junto ao Polidesportivo / ISCA, e a outra junto à Biblioteca.
 
             
Abertas as inscrições para a Bolsa de Mérito Social
28 ago › 31 jul › Serviços de Ação Social
Exposição Coletiva de Imagens Científicas “Nanos”
30 jan › 10:00 › 30 mai › 18:00 › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Seleção de alunos para a Escola de Verão da Universidade de Aegean, Grécia
16 fev › 13 mar › Site do Departamento de Matemática da UA
“Luz em Flash” - Concurso de Fotografia Glicínias Plaza
20 fev › 10 mai › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Feira de livros na Livraria da UA
2 mar › 23 abr › Livraria da UA
"Horizontes da Física" regressam à UA
4 mar › 21:30 › 25 mar › Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro
Encontro Internacional de Karaté na UA
13 mar › 15 mar › UA: Pavilhão Aristides Hall
Domingo de manhã na barriga do caracol
15 mar › 11:00 › 12:00 › Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Concerto pelo Borealis Ensemble - Música nova para instrumentos antigos
16 mar › 18:00 › Auditório do Departamento de Comunicação e Arte
Atualiza.te - Conferências de Marketing
18 mar › 19 mar › UA: Auditório da Reitoria
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro