Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
30# 12JUL2013
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
James Kakalios fala sobre a Física dos super-heróis Para uma verosímil ficção dos super-heróis
Banda desenhada e Hollywood, vida real e ciência: são mundos opostos? Talvez. Mas há quem reflita na ténue fronteira. Hollywood sabe que um momento de interrogação sobre o que se vê na tela é um momento desatenção à história. Por isso, a ciência pode dar um excelente contributo para a verosimilhança da ficção. Foi esse o trabalho que os produtores de “Watchmen” e do “Incrível Homem-Aranha” pediram ao físico e astrónomo James Kakalios, da Universidade de Minnesota. O físico fala na Universidade de Aveiro, no âmbito da Academia de Verão.
Os investigadores João Rocha, Mengistie Debasu e Luís Carlos Investigadores da UA desenvolvem nova nanoferramenta para Medicina
Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um novo dispositivo, cem mil vezes mais pequeno que um milímetro, com potencial aplicação em nanomedicina. Trata-se de uma nanoferramenta que junta nanopartículas de ouro, cuja finalidade é libertarem calor ao absorverem luz infravermelha (nanoaquecedores), e nanocilindros de óxidos de metais lantanídeos. Estes últimos elementos emitem luz visível cuja intensidade varia com a temperatura (nanotermómetros).
 
Academia de Verão 2013 recebe segundo grupo de participantes Segundo grupo de participantes entra na Academia de Verão
Este domingo, 14 de julho, a UA abre as portas ao segundo grupo de participantes na Academia de Verão. Os dez programas preparados para os acolher, vão permitir-lhes contactar com os mais prestigiados docentes, investigadores e com os alunos universitários, num ambiente propício para despertar as suas vocações científicas. As boas-vindas são dadas a partir da 15h00 na Reitoria da UA por um convidado especial, o físico e astrónomo James Kakalios, que promete explicar, através da ciência, os superpoderes de heróis de Banda Desenhada. As atividades da Academia prolongam-se até à próxima sexta-feira, 19.
Alunos da ESTGA nos últimos preparativos antes do lançamento do balão 5,4,3,2,1… ESTGA lança balão meteorológico para a estratosfera
É caso para se dizer que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) se prepara para atingir patamares nunca alcançados pelo ensino politécnico português. O feito vai ocorrer com o lançamento de um balão meteorológico que, equipado com um conjunto de sensores desenvolvidos pelos alunos de Engenharia Eletrotécnica (EE) e Tecnologias da Informação (TI), permitirá medir temperaturas do ar e velocidade, altitude e posicionamento durante a ascensão. O lançamento do balão ocorre a 13 de julho, às 10h00, na ESTGA.
 
             
Físico James Kakalios fala sobre a Física dos super-heróis
12 jul › 16:00 › 14 jul › Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro
Concerto de órgão com Jeanine Franke Mundstock
12 jul › 18:00 › UA: Auditório do Departamento de Comunicação e Arte
UDesign’13: 2.º Encontro Nacional de Investigação Doutoral em Design
13 jul › 09:00 › Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
ESTGA lança balão meteorológico para a estratosfera
13 jul › 10:00 › Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
15º Curso Internacional de Música Vocal 2013
16 jul › 28 jul › UA: Departamento de Comunicação e Arte
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro