Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
24# 31MAI2013
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
Entrega dos diplomas aos últimos graduados pela UA Recém-graduados regressam à UA para receberem diploma
No dia 1 de junho, a partir das 10h00, tem lugar mais um dos momentos altos da academia aveirense: o Dia da Universidade. Um dia singular para os cerca de 2500 recém-diplomados que, acompanhados pelos seus familiares e amigos, regressam à Universidade que os formou para, em cerimónia presidida pelo Reitor, receberem o seu diploma final de curso. A comunidade académica está convidada a assistir à sessão que, este ano, é realizada no pavilhão desportivo Aristides Hall.
José Fernando Mendes (em pé) e os representantes da Galp e das restantes universidades parceiras do ISPG Galp e UA na génese da criação do Instituto do Petróleo e Gás
A Galp Energia, a Universidade de Aveiro (UA) e outras cinco universidades portuguesas acabam de criar o Instituto do Petróleo e Gás (ISPG) que visa sobretudo cumprir a lei brasileira de aplicar 1 por cento das receitas do petróleo em Investigação e Desenvolvimento no país. O Instituto já tem verbas garantidas de financiamento de cerca de 110 milhões de euros até 2017.
 
O investigador Humberto Varum e a habitação em adobe para testes sísmicos Universidade de Aveiro estuda sismos em edifícios de adobe
Que grau de destruição podem causar os sismos em edifícios de adobe? Que técnicas podem ser aplicadas à estrutura dessas construções de modo a minimizar os estragos perante um abalo de terra? Há cerca de dez anos a estudar as características daquele material de construção e o modo como se comporta durante um terramoto, o Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA) tem as respostas.
Os investigadores Pedro Almeida e Jorge Ferraz de Abreu Quem TV e quem te viu: UA na senda da televisão do futuro
O cenário é o mesmo desde que a caixa nasceu há 80 anos para mudar o mundo: sofá, comando na mão, zapping para a frente, zapping para trás na única interação possível com a televisão. Na única? Já não. Com o advento da televisão interativa, o telespectador está hoje a deixar de ter apenas o poder de ligar e desligar o aparelho e de lhe mudar o canal. Na Universidade de Aveiro (UA), através do grupo de investigação em Social iTV, ao simples e redutor zapping está a ser acrescentado um vasto conjunto de aplicações que permitem aos telespectadores, através do comando, fazer da televisão uma imensa rede social.
 
             
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro