Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
10# 22FEV2013
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
UA aposta forte na investigação e na economia do mar UA lança Instituto de investigação, plataforma tecnológica e cátedra a pensar no mar
Uma tem por missão coordenar e agregar as competências científicas da Universidade de Aveiro (UA) no que diz respeito à gestão do litoral e à investigação marítima e quer promover sinergias com os setores público e privado ligados ao mar. A outra quer juntar empresários, docentes e investigadores numa rede de competências no setor do mar para valorizar produtos e serviços e promover uma cultura de cooperação empresarial de base científico-tecnológica. A primeira chama-se Aveiro Institute for Marine Science and Technology (AIMare). A segunda é a Plataforma Tecnológica do Mar. As duas novas estruturas da UA, nascidas a pensar na investigação e na economia do mar, vão ser lançadas dia 22 fevereiro, a partir das 16h00.
Vânia Calisto Investigadora da UA encontra medicamentos psiquiátricos em ETAR de Aveiro
Medicamentos psiquiátricos encontrados nos efluentes finais das estações de tratamento de águas residuais (ETAR)… Parece estranho? De facto, uma investigadora da Universidade de Aveiro, mais propriamente, do laboratório associado CESAM, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, encontrou o antiepilético carbamazepina em concentrações da ordem dos microgramas por litro, o suficiente para suspeitar de efeitos crónicos - decorrentes de exposições longas - nos seres vivos aquáticos.
 
O investigador Graham John Pierce “Prefiro embarcar em projetos que ajudem a manter a integridade do ambiente marinho”
Mamíferos marinhos, cefalópodes, biodiversidade marinha, gestão de zonas costeiras e modelos de habitat em animais marinhos são algumas das áreas que Graham John Pierce, professor catedrático da Universidade de Aberdeen, na Escócia, trata há muito por tu. O responsável pela Cátedra CGD Estudos do Mar da Universidade de Aveiro (UA) é mesmo um dos maiores especialistas mundiais em Biologia Marinha e Pescas. O investigador, cujo trabalho se tem centrado particularmente nas águas costeiras da Península Ibérica, da Escócia, do Mediterrâneo e do Atlântico Sudoeste, é o novo ‘ponta de lança’ de uma academia cada vez mais apostada em vencer nos campos da investigação e da economia do mar.
Departamento de Lí­nguas e Culturas Festival das Letras 2013: colóquios, palestras, exposições e comemorações
A segunda edição do Festival das Letras, edição de 2013, decorre até abril. Do programa do Festival, promovido pelo Departamento de Línguas e Culturas (DLC), constam comemorações, como a do Dia da Língua Materna e do Dia Mundial da Poesia (21 de março) com a presença da poetisa Ana Luísa Amaral, congressos e colóquios, conferências e palestras, exposições, oficinas, como a de escrita criativa com João de Mancelos a 21 de fevereiro, as jornadas dos cursos de Línguas e Culturas e Estudos Editoriais e ainda o Dia Aberto do DLC.
 
             
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro