Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
9# 15FEV2013
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
Vânia Calisto Investigadora da UA encontra medicamentos psiquiátricos em ETAR de Aveiro
Medicamentos psiquiátricos encontrados nos efluentes finais das estações de tratamento de águas residuais (ETAR)… Parece estranho? De facto, uma investigadora da Universidade de Aveiro, mais propriamente, do laboratório associado CESAM, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, encontrou o antiepilético carbamazepina em concentrações da ordem dos microgramas por litro, o suficiente para suspeitar de efeitos crónicos - decorrentes de exposições longas - nos seres vivos aquáticos.
Artur Silva Eleito presidente do Conselho da Escola Doutoral da UA
A tomada de posse dos membros do primeiro Conselho da Escola Doutoral da Universidade de Aveiro decorreu a 6 de fevereiro e, nessa primeira sessão, foi eleito, como presidente do Conselho, Artur Silva, professor catedrático do Departamento de Química e coordenador do Programa Doutoral em Química.
 
Pedro Carvalho de Almeida, autor da exposição “Sanjo: Era uma vez uma marca” – a história contada por Pedro Carvalho de Almeida
O fascínio pelo conhecimento da história das marcas que se tornaram ícones culturais vem de longe. Para satisfazer essa sua sede de conhecimento, Pedro Carvalho de Almeida, designer e docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), pegou nas sapatilhas e fez-se ao caminho, numa corrida que o levou a uma das mais conceituadas academias de Design do mundo, a Central Saint Martins, em Londres. Depois de percorrer o país à procura de vestígios da Sanjo, o designer português resgatou a memória histórica de uma marca que pertence, ainda hoje, ao imaginário de todos nós.
Magna Tuna Cartola Magna Tuna Cartola dá espetáculo na prisão
Não, não estão prisioneiros, mas têm passado algum tempo na prisão…. Para alargar a amplitude das atividades desenvolvidas e os públicos a que chega, a Magna Tuna Cartola, inspirada por preocupações sociais, quis realizar um workshop e um espetáculo com a população do Estabelecimento Prisional de Aveiro. A primeira sessão já decorreu, a segunda decorre a 19 e o ensaio final, seguido de espetáculo, acontecem a 20 de fevereiro. Como pano de fundo está a comemoração dos 20 anos deste núcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro.
 
             
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro