Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
6# 25JAN2013
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
João Veloso e Daniel Covita Investigadores da UA na equipa autora de artigo da Science
Os investigadores da Universidade de Aveiro (UA), João Veloso e Daniel Covita, do laboratório I3N, participam na equipa internacional autora de um artigo da Science que apresenta novos dados sobre o raio do protão. A equipa portuguesa, para além dos dois investigadores da UA, inclui Joaquim dos Santos, Luis Fernandes, Fernando Amaro, Cristina Monteiro, João Cardoso, José Lopes e Andrêa Gouvêa, da Universidade de Coimbra. A nova e mais precisa medição do raio desta partícula adensa o mistério.
A investigadora Sílvia Rocha Uvas e solos: UA relaciona e otimiza ingredientes para um bom vinho
Que tipo de uva se adequa melhor a determinado tipo de vinha, que não só conduza à produção de um vinho com as características desejadas pelo produtor, como também reduza a necessidade de utilização de aditivos de forma a tornar o seu consumo mais saudável e a sua produção mais barata? Foi para dar resposta a esta pergunta que, pela primeira vez em Portugal, um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estudou durante vários anos a relação entre o tipo de castas, as características do solo onde estas são cultivadas e os fatores ambientais que o envolvem.
 
A investigadora Sofia Reboleira “Descobrir uma forma de vida nova é sempre emocionante”
Descobriu, nos últimos anos, inúmeras espécies subterrâneas nunca antes vistas pela Ciência. Escaravelhos, pseudoescorpiões, aranhas e crustáceos estão entre os animais que os olhos humanos observaram pela primeira vez através de Sofia Reboleira e das suas expedições ao subsolo do planeta. Os achados da bióloga da Universidade de Aveiro, muitos dos quais realizados em grutas nacionais, têm contribuído decisivamente para o reforço do património biológico português. Natural das Caldas da Rainha, a bióloga, que recentemente concluiu na academia de Aveiro o doutoramento em Biologia, cedo se deixou seduzir pela espeleologia que, aliada à sua formação académica, foi essencial para ditar a sua especialização em fauna subterrânea. Sofia Reboleira é hoje, aos 32 anos de idade, um nome incontornável da Biologia em Portugal.
Bertina Oliveira e Andreia Tavares, antigas alunas do ISCA-UA Prémio Luiz Chaves de Almeida - 2012 vem para o ISCA-UA
Bertina Oliveira e Andreia Tavares, antigas alunas de mestrado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), foram galardoadas com o Prémio Luiz Chaves de Almeida - 2012, com dois estudos na área da Contabilidade. Os trabalhos resultaram das suas dissertações, cuja orientação científica esteve a cargo dos professores Graça Azevedo e Jonas Oliveira.
 
             
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro