Visualização online
         
 
 
NEWSLETTER
2# 21DEZ2012
Logotipo da Universidade de Aveiro
 
 
Aniversário da UA 2012 Reitor assume desafio de repensar o ensino em 2013
O Reitor da Universidade de Aveiro lançou as comemorações dos 40 anos da instituição, na sessão comemorativa do 39º Aniversário que decorreu no auditório da Reitoria, anunciando o tema do plano de atividades para o próximo ano, aprovado pelo Conselho Geral: "Reforçar a atratividade no 40° aniversário". Simultaneamente, Manuel António Assunção propôs um “grande congresso” para abril de 2013, que pretende identificar saídas para a crise, e assumiu o ensino como desafio do próximo ano. Nesta sessão, a UA atribuiu o Honoris Causa ao escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho e ao físico belga Michel Waroquier.
Nuno Camarneiro, vencedor do Prémio Leya 2012 Investigador da UA ganha Prémio Leya
Nuno Camarneiro é o vencedor da 4ªedição do Prémio Leya. O investigador do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) vence o prémio, anunciado dia 17 de dezembro, com o romance "Debaixo de algum céu", que o júri encabeçado por Manuel Alegre, e do qual fazem parte Nuno Júdice, Pepetela, José Castello, José Carlos Seabra, Lourenço do Rosário e Rita Chaves, escolheu por unanimidade entre as 270 obras originais concorrentes.
Mikhail Zheludkevich na vanguarda mundial do desenvolvimento de nano-contentores ‘Pele’ artificial da UA protege aviões da AIRBUS
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver para a indústria aeronáutica um revestimento inteligente que, quando aplicado à fuselagem dos aviões, repara, como se de pele se tratasse, pequenas ruturas resultantes de impactos mecânicos e ambientais sofridos pelos aparelhos durante o voo. Constituído por nano-contentores com uma espessura mil vezes mais pequena da de um fio de cabelo, que libertam do seu interior moléculas ‘restauradoras’ sempre que necessário, o revestimento vai ser utilizado por um dos maiores fabricantes mundiais de aviões comerciais, a EADS.
Alunos internacionais passam a noite de Natal em casa de famílias portuguesas Alunos da UA convidam ‘Erasmus’ para a noite de Natal
Os estudantes da delegação de Aveiro da Erasmus Student Network (ESN) querem juntar na noite de Natal as famílias portuguesas com os estudantes internacionais da Universidade de Aveiro (UA). A ideia é que no jantar da consoada cada aluno internacional que não tenha ido passar as férias com a família seja recebido na casa de um estudante da academia de Aveiro. A iniciativa dá pelo nome “Natal com Erasmus” e, mais do que proporcionar um momento de fraternidade, quer que o jantar do dia 24 de dezembro seja uma excelente ocasião para famílias de acolhimento e estudantes estrangeiros partilharem e aprenderem diferentes usos e costumes natalícios.
 
 
             
 
Esta newsletter, semanal, é produzida pelos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro, com conteúdos do @ua_online.
©2012 Universidade de Aveiro